Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 19h09

Suprema Corte da Flórida autoriza recontagem de votos

Publicidade

das agências internacionais

A Suprema Corte da Flórida deu razão hoje ao vice-presidente Al Gore e ordenou a recontagem manual dos votos que podem dar a Presidência dos EUA ao democrata, revertendo o resultado da eleição presidencial do Estado.

A recontagem será feita nos condados de Palm Beach e Miami-Dade. Segundo a ordem da Suprema Corte, devem ser recontados manualmente 9.000 votos. O candidato republicano George W. Bush pode recorrer da decisão à Suprema Corte dos Estados Unidos, mas esse recurso não pode impedir a recontagem manual durante o fim-de-semana.

"Devido ao tempo ser curto, a recontagem deve começar imediatamente", disse o porta-voz do tribunal, Craig Waters.

Além da recontagem manual, a decisão dos juízes ordena creditar a Gore 215 votos, encontrados após a primeira recontagem manual realizada em Palm Beach, e outros 168 votos da recontagem manual de Miami-Dade.

Com isso, a vantagem do republicano George W. Bush, que era de 537 votos pela certificação oficial da Flórida, cai para apenas 154, de um total de 6 milhões de votos. Essa pequena vantagem pode ser facilmente revertida com a recontagem dos votos, o que mudaria o placar da eleição.

Quem vencer na Flórida será o novo presidente dos Estados Unidos. A equipe jurídica de Bush havia dito, mais cedo, que recorreria à Suprema Corte dos Estados Unidos se a decisão favorecesse Gore.

A decisão da Suprema Corte da Flórida revoga o veredicto do juiz N. Sanders Sauls, que havia negado a recontagem manual nos condados e uma nova eleição no Estado.

Ainda não há informações oficiais que confirmem se Bush irá recorrer da decisão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página