Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2000 - 21h51

Corte de Atlanta confirma validade de votos por correio

Publicidade

da France Presse
em Miami

A Corte de Apelações de Atlanta (Geórgia), com jurisdição sobre a Flórida, confirmou hoje a decisão de um juiz de validar 2.400 votos por correio, majoritariamente militares, que chegaram após o prazo para serem contabilizados na totalização dos votos da Flórida, informa a imprensa norte-americana.

Se esses votos forem anulados, como pede um grupo de eleitores democratas, o resultado das eleições da Flórida podem ser revertidos, complicando a situação do republicano George W Bush, que lidera Al Gore com pouco mais de 500 votos no Estado.

A Corte de Atlanta confirmou a decisão de um juiz federal de Gainesville que decidiu não excluir esses votos do resultado da eleição presidencial. Este ato teria "excluído o voto de milhares de cidadãos da Flórida, incluindo membros das Forças Armadas, cumprindo seu dever fora do país (...)" que emitiram seus votos conforme "indicações das autoridades eleitorais" do Estado, diz a sentença reproduzida pelo website do canal 10 da Flórida.

Este é outro dos incontáveis casos que temperam a batalha presidencial, que agora depende basicamente de uma decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos que examina um recurso do comitê republicano contra a decisão da Suprema Corte da Flórida de ordenar recontagens no Estado.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página