Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 00h05

Al Gore assume derrota na TV; Bush é o novo presidente dos EUA

Publicidade

CONSTANÇA TATSCH
da Folha Online

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Al Gore, acaba de assumir sua derrota, encerrando, assim, a disputa judicial com o republicano George W. Bush que durou 36 dias.

Em pronunciamento divulgado pela TV, Gore, contrariado, aceitou a decisão de terça-feira (12) da Suprema Corte dos EUA que desconsiderou a última recontagem manual no Estado da Flórida e incentivou a população a aceitar o novo presidente.

O veredicto da Suprema Corte foi apertado. Quatro dos nove juízes foram contrários à decisão de interromper a recontagem, demonstrando haver, entre a própria Justiça, impasse semelhante ao vivido pela população norte-americana.

O juiz John Paul Stevens declarou que "talvez jamais seja conhecido com plena certeza quem ganhou a eleição presidencial deste ano, mas que a identidade do perdedor estava perfeitamente clara, ou seja, a confiança do povo na credibilidade no poder de decisão da Justiça".

Hoje, o democrata dispensou uma equipe de 33 advogados que vinha tentando garantir a recontagem de votos em alguns condados da Flórida, apesar da decisão da Suprema Corte do Estado ter suspenso a recontagem oficial. A insistência de Gore era uma tentativa de comprovar sua vitória no Estado e conquistar os 25 votos do colégio eleitoral, cruciais para definir o novo presidente norte-americano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página