Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 17h24

Maioria dos norte-americanos aceita Bush

Publicidade

da France Presse
em Washington

A grande maioria dos norte-americanos está pronta para aceitar o republicano George W.Bush como legítimo presidente, apesar da tensa batalha política e judicial de cinco semanas que marca sua chegada a Casa Branca, mostram várias pesquisa publicadas hoje.

Oito em cada dez americanos aceitam o governador do Texas como presidente legítimo, segundo uma pesquisa realizada quarta-feira à noite pela Gallup para a TV CNN e o jornal USA Today, logo antes do democrata Al Gore reconhecer a vitória de Bush.

Dois em cada três americanos disseram que George W. Bush ganhou a eleição de maneira justa, segundo outra pesquisa realizada pelo jornal econômico The Wall Street Journal para a cadeia de TV NBC.

Por outra parte, segundo o Gallup, os norte-americanos têm confiança na Corte Suprema dos Estados Unidos, que decidiu terça-feira (12) proibir a continuidade das recontagens manuais dos votos na Flórida, pondo fim as esperanças de Al Gore: 66% dos consultados declararam que não perderam sua confiança nessa instituição.

Os números revelaram que 48% têm sentimentos positivos para com o presidente eleito, contra 35% de opiniões negativas, segundo o The Wall Street Journal.

O jornal de negócios ressalta que as perguntas mais simples revelaram alguns paradoxos: a maioria das pessoas interrogadas se mostraram céticas em relação as possibilidades de George W. Bush fazer um bom trabalho na presidência.

A pesquisa Gallup ouviu 633 adultos e tem uma margem de erro aproximada de 4%. A pesquisa do The Wall Street Journal foi realizada entre sete e dez de dezembro com 2.107 adultos e uma margem de erro de 2,2%.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página