Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2000 - 09h04

Bush marca encontro com importante líder democrata

Publicidade

da Reuters
em Austin (EUA)

O presidente eleito dos EUA, o republicano George W. Bush, marcou para hoje uma reunião com um importante líder democrata. O republicano não perdeu tempo para colocar em prática sua filosofia de unidade, convidando o senador democrata John Breaux, da Louisiana, a visitá-lo.

O convite alimentou especulações de que o senador seria um dos democratas integrados ao novo governo norte-americano.

Bush viaja para Washington na próxima semana a fim de se reunir com líderes do Congresso, com seu ex-adversário democrata nas eleições, Al Gore, e com o presidente, Bill Clinton. O republicano também irá conversar com potenciais membros de seu gabinete.

Segundo membros do Congresso, porém, era improvável que Breaux, considerado um político moderado, deixasse sua vaga no Senado, já que isso daria o controle da casa aos republicanos. Se Breaux abrir mão de sua cadeira, o governador da Louisiana, Mike Foster (republicano), nomearia o substituto, provavelmente um companheiro de partido.

A diretora de comunicações de Bush, Karen Hughes, observou que Breaux havia liderado esforços conjuntos de democratas e republicanos para reformar o serviço de Saúde Pública e a Previdência Social do país.

Breaux foi o único democrata para quem Bush telefonou durante as cinco semanas de disputa em torno do resultado da corrida presidencial. "Isso é parte dos esforços de Bush de chegar ao Partido Democrata", disse Hughes. A assessora, porém, não quis confirmar se o presidente eleito ofereceria um cargo no governo a Breaux.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página