Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2000 - 16h40

Negra deve dirigir o Conselho Nacional de Segurança na gestão Bush

Publicidade

da France Presse
em Washington

O presidente eleito George W. Bush deve anunciar domingo a nomeação para o cargo de conselheira para a Segurança Nacional de Condoleezza Rice, uma mulher negra de 46 anos, que já trabalhou com seu pai, George Bush.

Se a escolha for confirmada, será a primeira vez que uma mulher dirigirá o Conselho Nacional de Segurança (NSC), um órgão diretamente ligado à Casa Branca, encarregado de aconselhar o presidente dos Estados Unidos sobre política externa e segurança nacional.

Especialista em assuntos da Rússia e no controle desarmamentos, Condoleezza Rice sucederá a Sandy Berger, do governo Bill Clinton.

No NSC, Condoleezza Rice reencontrará um lugar que conhece bem, pois fazia parte dele entre 1989 e 1991. É muito admirada por Bush pai, de quem foi sua principal conselheira de política externa.

Professora universitária, que fala correntemente o russo, ajudou Bush filho, na campanha, sobre a nova versão do projeto do sistema de defesa antimísseis.

Nascida dia 14 de novembro de 1954 em Birmingham, no Alabama (sul), Condoleezza Rice efetuou brilhante carreira acadêmica.

Entrou na Universidade, no Colorado, aos 15 anos, tendo feito o mestrado com 19 anos, depois o doutorado em ciências políticas, com 26 anos. Desde 1981, faz parte do prestigiado corpo docente da universidade de Stanford, Califórnia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página