Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2000 - 17h58

Flórida confirma voto em Bush de seus 25 grandes eleitores

Publicidade

da France Presse
em Miami (EUA)

Os 25 grandes eleitores republicanos da Flórida confirmaram hoje seu voto em George W Bush, vencedor por pequena margem neste Estado da votação popular na eleição presidencial de 7 de novembro, segundo a televisão.

Em uma cerimônia na sede do senado em Tallahasse, capital do Estado, os grandes eleitores da Flórida confirmaram os votos a Bush.

Outros atos idênticos se realizam nos parlamentos dos 50 estados da União. Bush necessita de uma maioria de 270 grandes eleitores, sobre um total de 538, para ser eleito. Depois dos resultados de 7 de novembro, tem assegurados 271 _graças aos 25 da Flórida_, enquanto o candidato democrata Al Gore conta com 267.

O candidato que ganha a votação popular em cada Estado fica com a totalidade, na grande maioria dos casos, do colégio eleitoral.

Assim, não é necessariamente o candidato que obtém mais votos populares em todo o país que é eleito presidente dos Estados Unidos. De fato, Gore teve em toda a União 300 mil votos a mais do que Bush.

Os 25 eleitores da Flórida comprometidos com Bush são dirigentes ou contribuintes republicanos do Estado, entre eles os presidentes das câmaras legislativas, majoritariamente republicanas.

A vitória na Flórida e a atribuição de seus grandes eleitores, objeto de uma longa batalha político-judicial, foi decisiva para saber quem seria o próximo presidente dos Estados Unidos.

A 6 de janeiro, os votos dos grandes eleitores de todo o país serão oficializados pelo senado norte-americano. O presidente eleito assume seu cargo em 20 de janeiro.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página