Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2000 - 18h14

Bush já escolheu metade de seu gabinete e entra em férias

Publicidade

da AP
em Austin (EUA)

O presidente eleito George W. Bush já escolheu metade de seu gabinete, em um período de transição abreviado pela incerteza gerada depois das eleições.

Bush, satisfeito com os progressos, vai tirar umas breves férias natalinas a partir de hoje, em sua fazenda do Texas, antes de sair para pescar na Flórida com familiares.

A lei federal dispõe 14 secretários para o gabinete, e Bush já completou oficialmente as seis das vagas em pouco mais de uma semana depois que o vice-presidente Al Gore admitiu sua derrota na Flórida, que deu a vitória a Bush.

Além disso, cada presidente pode elevar várias outras agências governamentais a "nível de gabinete". O presidente Bill Clinton elevou dez delas a sua equipe próxima.

Não se sabe se Bush fará o mesmo. Mas ele preencheu três desses cargos e adiantou que um deles _o titular da Agência de Proteção Ambiental_ permanecerá no gabinete.

À medida que se forma o gabinete, os grupos de interesses olham com rigor para ver a orientação do novo governo. Outros observarão minuciosamente para ver se Bush cumpre sua promessa de formar uma equipe variada. Dos sete designados em seis postos importantes do gabinete, além da agência ambiental, cinco são brancos, um latino e outro negro. Dois são ocupados por mulheres.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página