Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2000 - 14h55

Iasser Arafat passa o Natal em Belém

Publicidade

da AP
em Jerusalém

O líder palestino Iasser Arafat voltou hoje à Cisjordânia, pela primeira vez em quase três meses, para uma pálida celebração do Natal no lugar reverenciado por ter sido o berço de Jesus.

As celebrações natalinas este ano foram abreviadas, tendo em vista a violência na região, que inclui freqüentes choques nas proximidades desta cidade, situada nas colinas ao sul de Jerusalém e controlada pelos palestinos.

Este ano, não foram colocadas lâmpadas coloridas nas ruas nem houve as tradicionais festas e concertos.

O turismo caiu na região desde o início da Intifada, em 28 de setembro. E quase não havia peregrinos na Praça do Presépio, onde nos anos anteriores os palestinos se reuniam para a celebração do Natal.

O patriarca latino de Jerusalém, Michel Sabbah, encabeçou a tradicional procissão pela praça. Alguns dos presentes cantaram, mas não havia bandas de música, como nos anos anteriores.

Arafat deve assistir à Missa do Galo, à meia-noite, na Igreja da Natividade, junto com outros dignitários palestinos.

Arafat deixou a Cisjordânia quando começou a atual onda de violência. Hoje, voltou em um helicóptero militar, procedente da Jordânia. Nos últimos três meses, ele ficou na faixa de Gaza e fez muitas viagens ao exterior.

Para entrar em Belém, os visitantes tinham que passar por três postos de controle militares, dois israelenses e um palestino.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página