Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2000 - 22h13

Novo primeiro-ministro iugoslavo promete julgar Milosevic

Publicidade

da AP
em Belgrado (Iugoslávia)

O recém nomeado primeiro-ministro da Iugoslávia, Zoran Djindjic, declarou hoje que o ex-presidente Slobodan Milosevic será submetido à Justiça para enfrentar acusações por corrupção e outros delitos. Djindjic disse que Milosevic não terá escapatória e deverá assumir suas responsabilidades perante os tribunais.

Depois da esmagadora vitória das forças democráticas nas eleições parlamentares de sábado (23), Djindjic assumirá o cargo de primeiro-ministro. A coalizão de partidos de oposição a Milosevic obteve uma maioria de dois terços no Parlamento da Iugoslávia.

"Primeiro, Milosevic terá de prestar contas à Sérvia por todas as coisas terríveis que fez, começando com a corrupção, o crime, a fraude eleitoral e o ordenamento de execuções", afirmou Djindjic.

O novo primeiro-ministro expressou que Milosevic poderá ser preso, se uma investigação que deverá acontecer nas próximas semanas assim determinar.

Quando perguntaram a Djindjic se Milosevic poderia ser extraditado para ser submetido a julgamento no tribunal de Haia (Holanda) - que o indiciou por atrocidades durante a guerra civil no Kosovo - Djindjic respondeu: 'Milosevic não deve se colocar no papel de vítima, porque ele não o é. Trata-se de um criminoso".


  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página