Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2000 - 17h49

Bush pesca e estuda nomes para seu gabinete durante feriado

Publicidade

da Reuters
em Boca Grande (EUA)

O presidente eleito dos EUA, George W. Bush, de férias no golfo da Flórida (Costa Leste), pescou hoje, mas também estudou novos nomes para integrar seu gabinete. Ele deu indícios de que poderá anunciar outros secretários no final desta semana.

Bush recusou-se a dizer se havia escolhido seu secretário (ministro) de Defesa, o último posto importante ainda vago no gabinete. O presidente eleito deve partir da Flórida amanhã para uma visita de dois dias a Washington, onde irá entrevistar potenciais membros de seu governo.

``Irei provavelmente realizar novos anúncios nos próximos dias'', afirmou ao embarcar no barco Boston com seu pai, o ex-presidente George Bush, para pescar.

Membros do Partido Republicano do novo presidente afirmam que Bush estava inclinado a escolher Tommy Thompson, governador de Wisconsin, para chefiar o Departamento de Saúde e Serviços Humanitários, apesar de Thompson ter dito que preferia coordenar o Departamento de Transportes.

Bush escolheu sete nomes para seu gabinete. Segundo afirmou, este grupo terá uma formação étnica e politicamente variada. Há 14 postos com status de secretário no governo norte-americano, mas o presidente pode elevar quaisquer das agências do governo àquele nível. Todos os nomes têm de ser confirmados pelo Senado.

O novo dirigente norte-americano, que assume seu cargo em 20 de janeiro, já cumpriu sua promessa de nomear um gabinete com representantes de várias minorias: Mel Martinez, nascido em Cuba, encabeçará o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, o general Colin Powell, um negro, será secretário de Estado e Ann Veneman, uma mulher, coordenará o Departamento da Agricultura.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página