Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2001 - 14h28

Hillary Clinton é oficialmente empossada como senadora dos EUA

Publicidade

da Reuters
em Washington

A primeira-dama dos EUA, Hillary Rodham Clinton, tornou-se senadora norte-americana na quarta-feira ao mesmo tempo em que o marido dela, Bill Clinton, entrava para a história como o primeiro presidente dos EUA a ter sua mulher no Congresso.

Apesar de ocupar a cadeira de número 97 no Senado, composto por cem membros, Hillary destacava-se entre seus colegas na cerimônia de posse.

Tendo sido o 10º congressista a fazer o juramento, a primeira-dama caminhou de sua cadeira até a mesa onde o presidente do Senado, Al Gore (vice-presidente do país e candidato a presidente derrotado por George W. Bush), coordenava os trabalhos.

Bill Clinton sentou-se na primeira fila de cadeiras da galeria, segurando a mão da filha, Chelsea, enquanto Hillary fazia seu juramento. Também estavam na galeria a mãe de Hillary, Dorothy Rodham, e Tyler Clinton, o sobrinho de 6 anos do casal.

"Extasiado", respondeu o presidente dos EUA quando questionado sobre seu estado naquele momento.

A resposta de Hillary -que se tornou a primeira mulher de um presidente dos EUA a ser eleita para um cargo público- à mesma pergunta foi menos enfática, um simples: "Muito bem".

As ironias não demoraram a se apresentar. A posse da senadora Hillary aconteceu no mesmo salão em que o marido dela foi julgado e absolvido no caso de impeachment detonado por acusações de falso testemunho e obstrução da justiça em torno do escândalo Monica Lewinsky.

A nova senadora recebeu abraços entusiasmados de alguns de seus colegas que votaram pela condenação do presidente, entre eles o senador Strom Thurmond, 98, o membro mais velho da casa.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página