Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2001 - 10h00

Indicado de Bush para pasta da Educação recebe elogios

Publicidade

da Reuters
em Washington

O presidente eleito dos EUA, George W. Bush, mudou o foco de suas atividades para a educação hoje, enquanto sua equipe de transição prepara-se para enfrentar dificuldades na nomeação de John Ashcroft para a pasta da Justiça e Gale Norton para a do Interior.

Um dos nomes escolhidos por Bush para integrar seu primeiro escalão, Linda Chavez, que seria a secretária do Trabalho do próximo governo, desistiu do cargo na terça-feira (9). Chavez foi acusada de empregar uma imigrante ilegal no início dos anos 90.

A escolha do presidente eleito para coordenar o Departamento de Educação, Rod Paige, porém, recebeu elogios de senadores democratas e republicanos na audiência de confirmação de seu nome, ontem. Paige advertiu os senadores sobre "uma recessão educacional" no país.

De outro lado, uma coalizão de grupos de mulheres, ativistas dos direitos civis, líderes trabalhistas, defensores do controle sobre armas e ambientalistas se mobilizou para tentar impedir a nomeação de Ashcroft. Os grupos criticam o fato de o político ser contrário ao aborto e ao controle de armas, bem como por ver de forma inadequada, segundo seus adversários, a questão dos direitos civis.

Na noite de ontem, surgiu uma polêmica em torno de um discurso feito por Norton em 1996. A ex-procuradora-geral do Estado do Colorado afirmou que os EUA perderam muito quando o Norte industrializado derrotou o Sul escravista na Guerra Civil norte-americana.

Bush, evitando se envolver nas controvérsias que cercam os nomes escolhidos por ele, irá coordenar hoje um fórum sobre educação que deve discutir as propostas dele para a reforma do ensino público.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página