Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2001 - 23h07

Bush irá pedir a Iasser Arafat para diminuir violência

Publicidade

da Reuters
em Washington

A futura administração do presidente eleito dos Estados Unidos, George W. Bush, irá entrar na campanha diplomática do Oriente Médio pedindo ao presidente palestino, Iasser Arafat, para diminuir a violência, disse hoje o secretário indicado para o Estado dos EUA, Colin Powell.

Mas até as eleições israelenses em 6 de fevereiro, a maior parte do seu trabalho será de observar e preparar um plano, ele acrescentou.

Powell disse à Comissão das Relações Exteriores do Senado que os EUA não poderão esperar fazer muito ``nas condições de violência, quando a segurança está em risco''.

``A única coisa que nós vamos começar a fazer de cara... é encorajar ambos os lados para tentar contornar a violência. Eu acredito que está no poder de ambos os lados fazer isso, principalmente... a liderança palestina. Então vamos entrar em contato com ele (Arafat) para isso, e somente então poderemos ver o que vai ser o próximo passo nesse processo'', ele disse.

``A administração estará em uma posição onde teremos que esperar e ver o que acontece nas eleições de Israel'', disse Powell na sua audiência de confirmação da sua indicação.

O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, deu aos israelenses e palestinos uma série de propostas de paz em dezembro, e tentou persuadir ambos a aceitarem as sugestões como base para as detalhadas negociações de um acordo de paz.

Mas Clinton desde então admitiu que ele não será capaz de se alcançar um acordo até sábado, quando deixa a presidência, e que a tarefa ficará a cargo da administração de Bush.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página