Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2001 - 08h21

EUA espera que economia seja prioridade do novo governo, diz pesquisa

Publicidade

do The Washington Post
publicado na Folha de S.Paulo

De acordo com pesquisa de opinião divulgada ontem pelo "The Washington Post" e pela rede de TV ABC, o presidente eleito dos EUA, George W. Bush, vai assumir a Casa Branca neste sábado em meio a temores de uma recessão econômica e sem um claro mandato para realizar algumas de suas políticas mais ambiciosas e polêmicas, como a redução significativa dos impostos, que ele considera necessária para reverter uma retração da economia.

"O medo da recessão colocou a economia entre as questões mais importantes para o público", observou o "Post". Nove em cada dez entrevistados disseram que a economia deve ser uma das mais altas prioridades de Bush e do Congresso, à frente de educação, saúde e reformas sociais. Mas somente 26% apóiam o corte de US$ 1,3 bilhão em impostos proposto por Bush.

Cerca de 70% dos entrevistados disseram que a economia vai bem no momento, mas 55% acham que o país não conseguirá escapar de uma recessão.

Quanto às feridas da campanha eleitoral, a pesquisa mostra que o país continua dividido: 40% não acreditam que a vitória de Bush tenha sido legítima. A legitimidade do presidente eleito é questionada por 46% das mulheres, 73% dos democratas e por 83% dos negros entrevistados. Mas 70% apóiam os nomes escolhidos para o gabinete e a forma como Bush está fazendo sua transição.

A pesquisa ouviu 1.513 adultos entre os dias 11 e 15 de janeiro e tem uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página