Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2001 - 12h56

Bush prepara-se para assumir Presidência dos EUA em 2 dias

Publicidade

da Reuters
em Washington

Mantendo-se firme em seu apoio ao homem escolhido para chefiar o Departamento de Justiça dos EUA, o presidente eleito do país, George W. Bush, discursaria a republicanos na quinta-feira em Washington em meio aos preparativos para sua posse.

Bush chegou a Washington ontem à noite depois de uma despedida emocionada no Texas, Estado que governou até ser eleito.

Mas o clima no Congresso norte-americano continuava tenso, com a audiência para a confirmação de John Ashcroft como secretário de Justiça prolongando-se para um terceiro dia. O juiz negro cuja nomeação foi barrada por Ashcroft preparava-se para testemunhar.

O juiz da Suprema Corte do Missouri Ronnie White deve contar hoje como Ashcroft o considerou "pró-criminoso" em 1999 quando ajudou a impedir a nomeação dele para uma corte federal.

Bush descartou as críticas feitas contra Ashcroft, afirmando em uma entrevista concedida à ABC: "Sei que há um monte de gente lá fora esperneando, e grande parte dessas vozes defendem interesses específicos em Washington. Elas são pagas para criar barulho e comoção."

"Mas John é um homem firme. Ele fará um bom trabalho."

Ashcroft prometeu ontem que, se fosse confirmado no cargo, iria zelar pela aplicação de todas as leis do país, incluindo aquelas às quais se opõe, como a decisão de 1973 da Suprema Corte de legalizar o aborto.

Alguns senadores democratas, porém, continuavam céticos.

Apesar das discussões com frequência acaloradas no Senado, Ashcroft deverá ser aprovado pouco depois do fim das audiências, provavelmente amanhã.

Hoje, Bush deve dar início a suas atividades do dia com uma reunião com autoridades da área de inteligência, antes de discursar para o Comitê Nacional Republicano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página