Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2000 - 10h30

Chávez será presidente da Comunidade Andina

Publicidade

da Reuters
em Caracas (Venezuela)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na quinta-feira (8) que ao assumir a presidência da Comunidade Andina das Nações (CAN), no Peru, proporá a revisão do modelo de integração e de desenvolvimento dos países que formam o bloco.

Ele também buscará a incorporação do Panamá na comunidade, afirmou antes de partir a Lima para participar da 12ª Cúpula Andina, que se realizará nesta sexta-feira (9) e no sábado (10) e tem como objetivos impulsionar a integração regional e a criação de um mercado comum de 110 milhões de habitantes em 2005.

A CAN é um dos blocos de integração mais antigos da América Latina e reúne Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Chávez receberá a presidência do organismo das mãos do presidente peruano, Alberto Fujimori.

O presidente venezuelano disse que vai propor uma comissão para rever e transformar o sistema de integração andino.

"Teremos também que revisar os mecanismos de integração com outros blocos, como o Mercosul, com o qual tivemos muitas tentativas fracassadas", acrescentou em entrevista à imprensa.

Chávez recordou que a Venezuela tem como meta, para este ano, ingressar na parte política do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o Chile e a Bolívia como membros associados.

Ele aponta como um desafio, como presidente do Conselho Presidencial Andino, a implantação da revisão e da redefinição dos modelos de desenvolvimento dos países do bloco, para adequá-los às suas necessidades.

"Outro desafio muito importante é a reincorporação do Panamá. Queremos e desejamos que este ano, sob a presidência da Venezuela, este povo irmão seja incorporado à CAN", disse

A cúpula se realiza em meio a questionamentos internos e à preocupação da comunidade internacional, após as eleições presidenciais no Peru, no fim de maio, quando Fujimori obteve seu terceiro mandato consecutivo e seu opositor, Alejandro Toledo, se absteve alegando temores de fraude.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página