Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2001 - 20h20

Primeiros manifestantes contra a posse de Bush são presos

Publicidade

da AP
em Washington

A polícia deteve hoje três manifestantes contra a posse do novo presidente dos Estados Unidos, depois que dois deles desceram do quinto andar do prédio do Departamento do Interior com um cartaz contra a política ambiental do presidente eleito George W. Bush.

Os detidos pertencem à organização Greenpeace-USA e exibiram o cartaz nos primeiros dias de audiências senatoriais da secretária designada do Interior, Gale Norton. Os membros do grupo temem que Norton permita as prospecções petrolíferas no Parque Nacional do Ártico, no Alaska.

Dois dos detidos utilizaram cordas e roldanas para descer pela fachada do edifício e exibir um cartaz que dizia "Bush e Norton: Nossa terra; não à terra do petróleo".

Depois de 45 minutos, os ativistas desceram até a rua, onde foram detidos pela polícia. A força pública deteve um terceiro membro do Greenpeace no telhado.

Centenas de agentes de segurança de 16 entidades policiais estarão vigilantes durante a posse de Bush no Capitólio e no desfile inaugural no caminho em direção à Casa Branca.

Pela primeira vez, os assistentes do desfile terão que passar por postos de controle da polícia e do Serviço Secreto, que registrarão seus pertences. Os manifestantes poderão trazer cartazes, mas não bonecos nem outros utensílios de protesto, indicou o porta-voz do Serviço Secreto, Jim Mackin.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página