Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2001 - 12h14

Cessar-fogo entre Belgrado e guerrilha albanesa entra em vigor

Publicidade

da France Presse, em Bujanovac (Iugoslávia)

O Exército iugoslavo se dispôs a retirar hoje seu armamento pesado da região de Bujanovac, conforme o acordo de cessar-fogo assinado ontem, sob o comando da ONU, por Belgrado e a guerrilha albanesa no sul da Sérvia.

O cessar-fogo, que entrou em vigor na noite de ontem, às 20h (horário de Brasília), parecia estar sendo respeitado hoje no vale de Presevo, onde o centro de imprensa governamental, instalado em Bujanovac, não registrou nenhum disparo ou ato de violência

"O Exército iugoslavo começará a retirar seu armamento pesado das proximidades da zona terrestre de segurança", declarou Milan Cerkovic, um dos responsáveis pelo centro de imprensa.

A retirada deste armamento, formado por dezenas de tanques e peças de artilharia, devia começar às 7h (horário de Brasília), afirmou Cerkovic.

Essa operação faz parte das "medidas de confiança" pedidas pela Otan (aliança militar ocidental) a Belgrado, para favorecer uma solução à crise no sul da Sérvia.

O Exército iugoslavo havia se deslocado em massa para a região em novembro do ano passado, para "garantir a segurança da população", depois de uma violenta ofensiva da guerrilha albanesa.

Os combatentes do Exército de Libertação de Presevo-Medveya-Bujanovac (UCPMB) _os nomes de três localidades do sul da Sérvia, com importante população albanesa_ haviam atacado uma patrulha da polícia sérvia, e assassinaram três de seus membros.

Pouco depois, o UCPMB obrigou, sob uma chuva de obuses, os policiais sérvios a abandonarem o último posto que ocupavam na proximidade de Kosovo, na estrada que une Bujanovac à província administrada pela ONU.

Durante uma entrevista coletiva, na noite de ontem, o vice-ministro da Sérvia, Nebojsa Covic, encarregado da crise no sul da Sérvia, declarou que depois do acordo de cessar-fogo, espera que as negociações com os albaneses da região comecem no "mais tardar na próxima semana".

Covic e o chefe do UCPMB, Chefket Musliu, assinaram em separado, na presença de representantes da Otan, um acordo de cessar-fogo, que deve pôr fim a mais de um ano de confrontos.

"Aceitamos respeitar o cessar-fogo sem condições e nos abstemos de qualquer ação militar e de qualquer ato de violência", afirma o documento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página