Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2001 - 20h34

Otan elogia relatório da ONU sobre urânio em munições

Publicidade

da Reuters, em Bruxelas

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) saudou hoje um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas sobre o uso de munição enriquecida com urânio empobrecido em Kosovo e que concluiu que os riscos de saúde parecem ser mínimos.

Em um comunicado, a Otan disse que o relatório mostrou que os riscos para as forças de paz da Otan bem como para a população civil eram insignificantes, como a organização havia insistido repetidamente depois que vários países disseram que o urânio pode causar câncer.

``Desde que isso se tornou questão de preocupação pública, a Otan e seus países membros realizaram muitos estudos, bem como revisaram a literatura médica e não encontraram nenhuma razão para rever a atual percepção de que o uso de urânio empobrecido em munições disparadas nos Bálcãs não causou mal ao nosso pessoal ou à população local'', disse o comunicado da Otan.

O comunicado disse que a Otan vai agir de acordo com as recomendações da ONU para limpeza e sinalização dos locais onde foram usadas munições com urânio empobrecido.

A agência da ONU pediu a limpeza de 112 locais atingidos por bombardeios da Otan durante a campanha da aliança militar para a retirada das tropas da Iugoslávia de Kosovo em 1999, bem como a monitoração da água consumida pela população.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página