Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2001 - 16h03

Haider chamada chanceler alemão de "senhor feudal"

Publicidade

da AP, em Viena

O líder da extrema-direita austríaca Joerg Haider criticou hoje o chanceler alemão Gerhard Schroeder, acusando-o de se comportar como "um senhor feudal" durante sua visita de fim de semana a Viena.

Schroeder evitou contatos com funcionários do Partido da Liberdade, de Haider, durante sua visita à Áustria, sexta-feira e ontem. Além disso, declarou que não achava que fossem um erro as sanções impostas por países da União Européia depois que o partido de Haider se uniu ao governo austríaco no ano passado.

O chanceler alemão "demonstrou mais uma vez seus sentimentos injustos em relação à Áustria", disse Haider, através de seu porta-voz Karl-Heinz Petritz.

O Partido da Liberdade foi alvo de críticas na Áustria e no exterior por sua posição intransigentemente xenófoba e seu anti-semitismo.

Haider, que abandonou a presidência do partido depois que formou o governo de coalizão com o conservador Partido do Povo Austríaco, fez no passado elogios a certos aspectos da Alemanha nazista.

A UE retirou suas sanções em setembro, depois que uma comissão internacional de especialistas em política não encontrou qualquer problema com a situação política e dos direitos humanos na Áustria.

Schroeder e o chanceler austríaco Wolfgang Schuessel fizeram votos, ontem, para que fossem estreitadas as relações entre os dois países.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página