Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2001 - 07h55

Brasil e Quênia farão texto sobre escravatura em encontro da ONU

Publicidade

da France Presse, em Durban (África do Sul)

As delegações do Quênia e do Brasil na Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, que acontece em Durban (África do Sul), foram encarregadas de buscar um compromisso sobre o tema das reparações pela escravatura, informou hoje uma fonte diplomática sul-africana.

"Foi pedido ao Quênia e ao Brasil que encontrem uma fórmula aceitável sobre a questão da escravatura e as reparações", disse George Nene, embaixador da África do Sul na ONU (Organização das Nações Unidas) e membro da delegação sul-africana, à rádio sul-africana.

O diplomata afirmou ainda que todos os países participantes na conferência haviam concordado em retirar as aspas em torno do termo indenizações pela escravatura, no projeto de declaração final. Os trechos entre aspas são aqueles que ainda estão em discussão.

As questões relativas às indenizações eventuais sobre o tráfico de negros, a escravatura e a colonização e sua tipificação como crimes contra a humanidade constituem um dos pontos mais polêmicos tratados na conferência de Durban, junto com o do Oriente Médio.

Leia mais no especial sobre a conferência da ONU
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página