Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2001 - 16h49

Palestinos comemoram saída de Israel da Conferência contra Racismo

Publicidade

da France Presse, em Gaza

O secretário de governo palestino, Ahmad Adbelrahman, comemorou hoje a decisão do governo israelense de retirar sua delegação da Conferência contra o Racismo em Durban (África do Sul), criticando a decisão dos Estados Unidos de abandonar também o fórum.

"É um duro golpe para o governo israelense de Ariel Sharon que não acredita na paz e usa a força para praticar uma política de apartheid contra o povo palestino", afirmou Adbelrahman.

"A partir de agora a comunidade internacional deve pressionar Israel e impor sanções para pôr fim à ocupação e à colonização dos territórios palestinos", afirmou.

Abdelrahman também criticou a decisão dos Estados Unidos de se retirarem da conferência. "Dessa forma, os Estados Unidos defendem a política israelense dando aval às agressões contra o povo palestino."

Horas antes, o ministro israelense das Relações Exteriores, Shimon Peres, havia anunciado que a delegação de seu país se retirava da Conferência de Durban, pois o fórum se converteu "em fonte de ódio" contra Israel.

Previamente, os Estados Unidos haviam anunciado que abandonavam a conferência ante a impossibilidade de um compromisso sobre o texto da resolução final evitando uma condenação de Israel.

Leia mais no especial sobre a conferência da ONU

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade