Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2001 - 03h10

Paquistão comprou 16 helicópteros da Rússia

Publicidade

da France Presse, em Moscou

O Paquistão comprou 16 helicópteros da Rússia, reafirmando sua cooperação militar com Moscou, informou hoje o embaixador paquistanês Saed Iftijar Murched em entrevista ao jornal "Izvestia".

O diplomata, que revelou poucas informações, identificou as aeronaves compradas como sendo do modelo Mi-7, que não consta do catálogo dos fabricantes russos. Murched pode ter se confundido com o Mi-8 ou sua versão mais moderna, o Mi-17.

A principal exportadora de armas russa, a Rosoboronexport, negou ter vendido os helicópteros. Há uma possibilidade de que as aeronaves sejam do modelo civil, vendida por intermediários.

A venda de armamento ao Paquistão pode ter implicações graves na política militar da Ásia, já que a Rússia tem sido nos últimos anos o principal provedor de equipamento militar da Índia, o principal rival dos paquistaneses.

Além disso, o Paquistão possui relações estreitas com o Afeganistão, país em conflito com a Rússia e provável esconderijo do milionário saudita Osama bin Laden, o principal suspeito de arquitetar os atentados de 11 de setembro contra os EUA.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página