Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 11h10

UE se compromete a ajudar o Paquistão

Publicidade

da France Presse, em Islamabad (Paquistão)

A União Européia (UE) decidiu comprometer-se a longo prazo e conceder uma ajuda de 20 milhões de euros (US$ 18,3, aproximadamente) ao Paquistão, ameaçado por uma chegada maciça de afegãos, disseram fontes diplomáticas hoje, depois do encontro entre uma delegação européia e o chanceler paquistanês, Abdul Sattar.

A União Européia (UE) prometeu igualmente reforçar seu diálogo político com os paquistaneses e comprometer-se ainda mais, e a longo prazo, com o país.

Esta promessa foi feita pelo comissário europeu encarregado das Relações Exteriores, Chris Patten, ao ministro paquistanês das Relações Exteriores.

A delegação da União Européia, liderada por seu representante de política exterior, Javier Solana, chegou hoje ao Paquistão em busca de apoio na luta contra o terrorismo e para promover a ajuda econômica européia.

Patten expressou sua satisfação pela "valorosa decisão" do general Musharraf ao oferecer seu apoio total à luta contra o terrorismo.

Em relação ao problema dos refugiados, Sattar enfatizou o peso que representava para seu país a presença de mais de 2 milhões de refugiados afegãos. Segundo fontes diplomáticas, a UE quer potencializar sua ajuda humanitária aos refugiados afegãos que vivem há anos no Paquistão.

A delegação européia também examinará a possibilidade de cooperação econômica com o Paquistão, primeira etapa de um giro que compreende o Irã, a Arábia Saudita, Egito e Síria. O objetivo desta missão é unir os países muçulmanos à coalizão antiterrorista.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página