Cúpula do G8 foi "pura farsa", dizem Bono e Geldof
da Efe
Os músicos e ativistas Bono Vox e Bob Geldof classificaram como "pura farsa" os acordos da cúpula do G8 para a África e uma "brincadeira" os relativos ao combate à mudança climática.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defendeu um aumento da ajuda à África, admitiu Geldof, mas todas suas propostas foram rejeitadas. O compromisso firmado em relação à mudança climática é "uma brincadeira" porque os Estados Unidos não aceitaram o estabelecimento de um limite claro às emissões de gases do efeito estufa, acrescentou.
Para Bono, do grupo musical U2, o documento final relativo à África é um "labirinto lingüístico", cujo objetivo é "despistar", e que ninguém entenda a que ele se refere. "No entanto, não nos damos por vencidos. Eles é que estão perdidos', disse.
Geldof (que é cantor e ativista, além de ter organizado o Live Aid, em 1985, e o Live 8, no ano passado) e Bono foram as estrelas do show realizado na quinta-feira em Rostock, cidade vizinha a Heiligendamm, onde também aconteceram tanto a chamada contra-cúpula paralela à do G8 como as manifestações de protesto do fim de semana passado. Cerca de 70 mil pessoas assistiram ao show, transmitido ao vivo pela maior rede de televisão alemã.
O show tinha como slogan "Sua voz contra a pobreza", e seu objetivo era exigir que os países do G8 cumpram suas promessas de ajuda à África.
Leia mais
- Lula reivindica mais espaço nas discussões do G8
- Países do G8 desejam cooperação com emergentes contra pirataria
- G8 chega a acordo sobre clima; Putin propõe cooperação a Bush
- Tensão entre EUA e Rússia deve dominar agenda do G8
- Líderes do G8 iniciam cúpula entre divergências e protestos
- Entenda a tensão entre Rússia e EUA
Especial

