Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2007 - 23h02

Presidente tcheco defende referendo sobre escudo antimísseis

Publicidade

da France Presse

O presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus, defendeu nesta quarta-feira a realização de um referendo sobre a instalação de um radar americano no país.

"Compartilho a opinião dos que acreditam que este tema deva ser objeto de um referendo", declarou Klaus durante um debate na cidade de Olomuc, no leste do país.

Os deputados tchecos aprovaram nesta quarta-feira um primeiro rascunho sobre a convocação de um referendo, uma situação que a lei nacional ainda não permite.

Vários projetos para abrir a via aos referendos fracassaram nos últimos anos e somente em 2003 foi criada uma lei excepcional para realizar um plebiscito sobre a adesão do país à União Européia (UE).

Segundo as pesquisas, três em cada cinco tchecos se opõem ao radar que os Estados Unidos querem instalar como parte de seu sistema de defesa antimísseis na Europa Central.

Klaus é favorável ao projeto americano, que suscitou duras críticas da Rússia.

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs na semana passada a Washington a utilização comum por russos e americanos de uma estação de radar já existente no Azerbaijão, como alternativa a seu projeto na Europa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página