Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2001 - 15h57

Operação para aportar o Kursk é adiada para a semana que vem

Publicidade

da France Presse, em Murmansk (Rússia)

A transferência do submarino nuclear russo Kursk para um cais seco, programada para acontecer este fim de semana, foi adiada para a semana que vem, por motivos técnicos, anunciou hoje o porta-voz da Frota do Norte, Vladimir Navrotski.

"O adiamento da operação responde ao pedido da dos técnicos responsáveis", informou o capitão Navrotski, durante uma entrevista coletiva à imprensa em Murmansk, no noroeste da Rússia. "Segundo os engenheiros, é necessário fazer uma nova verificação técnica da barcaça Giant-4, a cuja parte inferior o Kursk foi amarrado com cabos", explicou o responsável russo.

Mammoet deseja igualmente "ter mais tempo para preparar a estrutura" de Roslyakovo, onde o Kursk permanecerá em cais seco por três meses, segundo a fonte.

A operação deverá durar cinco dias e será realizada com a ajuda de dois pontões de 100 metros de comprimento e que pesam 1.700 toneladas cada.

Os mergulhadores mediram o nível de radioatividade ao redor do submarino, que está de acordo com as normas.

O Kursk afundou em 12 de agosto de 2000, no Mar de Barents, norte da Rússia, por motivos ainda não esclarecidos. Os 118 tripulantes morreram na tragédia.

Leia mais no especial Kursk
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade