França encontra vírus H5N1 da gripe aviária em mais dois cisnes
da Reuters, em Paris
da Folha Online
Dois cisnes selvagens encontrados mortos em Moselle, no nordeste da França, no último domingo (29) estavam carregando a variante mais perigosa da gripe aviária, o vírus H5N1, afirmou nesta segunda-feira Sylvain Rigaux, chefe da agência de proteção e segurança animal de Moselle.
Foi o segundo foco da doença na região neste mês. Três cisnes foram mortos pela cepa do H5N1 em Moselle no começo deste mês --o primeiro registro de casos da gripe aviária na França em mais de um ano.
O governo francês elevou seu nível de alerta para "alto", o que significa que pássaros e aves domésticas no território da França tem de ficar trancadas ou protegidas por redes para evitar qualquer tipo de contato com aves selvagens.
Mais de 30 países registraram a eclosão da gripe aviária no último ano, na maioria dos casos envolvendo aves selvagens, como gansos.
No mundo todo, o vírus H5N1 já matou por volta de 200 pessoas em mais de 300 casos conhecidos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMC). Nenhuma das vítimas era da Europa.
Em humanos
Seres humanos adquirem a doença quando têm contato direto com aves infectadas, ou objetos contaminados por suas fezes.
A maior parte dos casos registrados ocorrem em áreas rurais, onde moradores mantêm pequenas granjas sem ter, no entanto, a higiene necessária para criar as aves. Além disso, o contato com carne não cozida das aves --bem como sua preparação-- podem provocar a infecção.
Em seres humanos, a gripe aviária se caracteriza pelos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta e muscular [que aparecem também em gripes normais], conjuntivite, pneumonia, dificuldade de respiração, pneumonia viral e outras complicações severas que ameaçam a vida do doente.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Índia anuncia novo foco de gripe aviária no nordeste do país
- Exportações de frango crescem 47% após crise com gripe aviária
- Alemanha sacrifica centenas de aves após detectar o vírus H5N1
- Alemanha e França confirmam novos focos de gripe aviária
- Alemanha informa presença de potente vírus da gripe aviária em cisnes
- Menina de 10 anos é a 15ª vítima da gripe aviária no Egito
Especial


