Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2007 - 09h15

Agência usou foto de "Titanic" como se fosse expedição russa

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A agência de notícias Reuters admitiu que as imagens divulgadas na semana passada supostamente mostrando os submarinos russos no fundo do mar Ártico, no pólo Norte, são do filme "Titanic". As imagens foram reproduzidas nos jornais do mundo todo junto com a notícia de que uma expedição russa fincou sua bandeira no fundo do Ártico no último dia 2.

Na verdade, as imagens mostram submarinos finlandeses usados na filmagem dos destroços do navio RMS Titanic, no norte do Atlântico. As imagens foram usadas no filme de James Cameron, de 1997, sobre o navio que afundou em 1912.

A revelação ficou por conta de um garoto finlandês, de 13 anos, que contatou um jornal local e contou sobre a semelhança entre as imagens, segundo o diário "Guardian". A Reuters alegou ter pego as imagens do canal estatal russo RTR e registrado por engano como tendo sido gravadas no Ártico.

A RTR usou as imagens para ilustrar as notícias sobre a expedição, quando ela ainda estava a horas de distância do pólo, mas nunca afirmou serem da própria expedição.

Segundo o "Guardian", a agência de notícias se desculpou e mudou sua reportagem de vídeo sobre a expedição russa. As imagens agora são acompanhadas de legendas que explicam suas origens.

Em 2006, a Reuters publicou uma foto dos bombardeios aéreos de Israel no Líbano manipulada pelo fotógrafo, que aumentou a fumaça de prédios em chamas. A Reuters prometeu aumentar o controle do material veiculado.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página