Mundo
18/08/2007 - 08h45

Haiti proíbe vôos e se prepara para chegada do furacão Dean

Publicidade

da France Presse, em Porto Príncipe

As autoridades haitianas decretaram alerta laranja à espera do furacão Dean, já com categoria 4, que pode atingir a costa sul do país, informou a Defesa Civil.

Efe
Furacão Dean, o primeiro da temporada do Atlântico em 2007, próximo ao Caribe
Furacão Dean, o primeiro da temporada do Atlântico em 2007, próximo ao Caribe

"Decretamos alerta em quatro departamentos do país ameaçados pelo furacão, devido às fortes precipitações previstas com riscos de inundação", disse à France Presse o responsável de Defesa Civil do Haiti, Dieufort Delorges.

As viagens de avião e barco foram proibidas nas regiões afetadas. Também se aconselhou a evacuação das zonas expostas às inundações e aos deslizamentos de terreno.

Delorges acrescentou que mais de mil pessoas das equipes locais de Defesa Civil e socorristas da Cruz Vermelha estão prontas para intervir. Além disso, vários albergues estão preparados para receber os desabrigados.

Destruições

O furacão Dean atingiu as ilhas Santa Lucia e Martinica, no leste do Caribe, na sexta-feira (17), causando fortes ventos que destruíram telhados, derrubaram árvores e fiações elétricas.

No distrito de Epinay, na Martinica, equipes de emergência retiravam escombros das ruas e tentavam resgatar uma família que estava em uma casa cujo telhado foi arrancado. 'Eu vi o telhado de um prédio municipal voar pelos ares. É uma experiência muito difícil e impressionante', disse Joseph Manscour, vice-prefeito de Trinite, outra cidade da ilha.

"Há muita água na minha casa, não sei o que fazer. É uma catástrofe", disse uma moradora à Rádio Martinica.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca