Efeitos do tufão Sepat deixam 13 mortos em suas primeiras horas na China
da Efe, em Pequim
O tufão Sepat matou 11 pessoas na costa sudeste da China, onde quase um milhão de pessoas foram evacuadas, de acordo com a imprensa local.
| 18.ago.2007/Reuters |
![]() |
| Tufão Sepat agitou a costa de Xi Zi Wan; já passou por Taiwan e agora está na China |
Na província de Zhejiang, a passagem de um tornado formado pela influência do Sepat deixou 11 mortos e 62 feridos, dos quais seis encontram-se em estado grave, informou a agência estatal Xinhua.
Com 800 metros de largura e oito quilômetros de comprimento, o tornado arrasou a localidade de Longgang, onde causou a derrubada de 156 casas.
Vários pontos da província registram vendavais e fortes chuvas, como a cidade manufatureira de Wenzhou, onde causaram o desmoronamento de 200 casas e afetaram cerca de meio milhão de pessoas.
Na província vizinha de Fujian, por onde o Sepat entrou às 2h (15h de sábado em Brasília), duas pessoas morreram e uma está desaparecida no condado de Minzhou por causa de um deslizamento de terra provocado pelas chuvas torrenciais.
Na capital provincial, Fuzhou, mais de uma centena de vôos nacionais e internacionais foram cancelados, e todas as estradas estão cortadas, segundo a Televisão Central da China (CFTV).
Nas proximidades de Fuzhou, os efeitos do tufão derrubaram uma estação de trem local e causaram o descarrilamento de um trem de carga, enquanto na cidade de Quanzhou provocaram danos em 366 casas e 6.000 hectares de terra cultivável.
Com ventos de 119 km/h e chuvas entre 50 e 80 milímetros, o Sepat chega após sua passagem pelas Filipinas e Taiwan.
O Sepat é o nono tufão a atingir a região, foi formado na segunda-feira, ao leste da ilha filipina de Luzhon, e dois dias depois já tinha um raio de ação de 250 quilômetros, embora tenha perdido força em sua chegada à China.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Tufão Sepat causa chuva forte e inundações nas Filipinas
- Jamaica se prepara para a passagem do furacão Dean
- Dean ganha força e provoca mortes no Caribe
Especial


