Mundo
23/08/2007 - 11h52

Investigação de caso Madeleine aponta para morte acidental

Publicidade

da Ansa, em Londres
da Folha Online

A polícia portuguesa que investiga o desaparecimento da garota britânica Madeleine McCann, 4, está quase certa de que a menina morreu acidentalmente no quarto de hotel onde foi vista pela última vez, há mais de cem dias, localizado na praia da Luz, no Algarve.

Madeleine desapareceu quando dormia no mesmo quarto que seus irmãos gêmeos, as crianças de 2 anos Sean e Amelie. Seus pais jantavam com um grupo de amigos em um restaurante a cerca de 100 metros do lugar.

AP
Madeleine McCann, 4, desapareceu em 3 de maio em um quarto de hotel em Portugal
Madeleine McCann, 4, desapareceu em 3 de maio em um quarto de hotel em Portugal

Os detetives do caso --entre eles os policiais Guilhermino Encarnação e Gonçalo Amaral-- estão convencidos de que a criança está morta, e que teria morrido de forma acidental no quarto de hotel do complexo turístico de Ocean Club, no sul de Portugal.

Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", os rumos da investigação haviam mudado há um mês, quando a polícia achou evidências cruciais do caso. "Eles [a polícia] consideram agora que a possibilidade de seqüestro não é parte central da investigação, e que a teoria mais forte em que estão trabalhando é a morte acidental", declarou uma fonte ligada ao caso.

"Os investigadores estão à espera de resultados forenses de laboratório de evidências achadas dentro do apartamento, no entanto, inclusive sem esses dados, consideram que existem pistas que apontam para a morte de Madeleine", acrescentou.

De acordo com a fonte "poderia ter sido um acidente ou um assassinato". "O apartamento é a chave, todas as respostas estão ali. Segundo eles, no entanto, ainda estão longe de resolver exatamente o que ocorreu e por que o corpo desapareceu", disse a fonte policial.

Enquanto isso, a polícia judiciária portuguesa reiterou que os pais da garota, os médicos Kate e Gerry McCann, não são suspeitos no caso, e acrescentaram que "não há lógica" em afirmar que existe uma campanha de difamação contra os amigos do casal.

Espanha

A guarda civil e a polícia espanholas estão investigando a denúncia feita por duas mulheres que disseram ter visto a menina britânica desaparecida, Madeleine McCann, 4, ao lado de um homem em um posto de gasolina de Cartagena (Murcia, sudeste).

"Houve uma denúncia de duas mulheres, apresentada em 21 de agosto no quartel da guarda civil, afirmando que tinham visto a menina na companhia de um homem", disseram à France Presse fontes da delegação do governo de Murcia.

O governo não deu maiores detalhes sobre a denúncia, que está sendo investigada. Jornais locais publicaram nesta quinta-feira que a menina viajava em um Citroën ZX de cor verde, e que o homem que estava com ela era forte e moreno, tinha 1,75 m e olhos castanhos.

Em entrevistas publicadas na véspera nos jornais espanhóis "El Pais" e "El Mundo", os pais de Madeleine disseram acreditar que a filha pode estar na Espanha. "A possibilidade de que Madeleine esteja viva e na Espanha existe. É algo que não consideramos a princípio, mas que agora encaramos seriamente", disseram os médicos Gerry e Kate Mc Cann.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca