Mundo
28/08/2007 - 17h53

Arábia Saudita suspende edição local de jornal internacional

Publicidade

da Efe, em Riad

As autoridades da Arábia Saudita suspenderam a edição local do jornal árabe internacional "Al Hayat", aparentemente por ter publicado notícias que desagradaram o departamento de censura do Ministério de Informação do país.

A edição saudita do diário não circula no país desde esta segunda-feira.

Fontes do jornal, citadas pelo site da televisão Al Arabiya, atribuíram a medida a diferenças de ponto de vista entre a direção do "Hayat" e o departamento de censura sobre algumas notícias relacionadas ao reino.

Embora não tenham revelado a natureza das notícias em questão, as fontes indicaram que o "Hayat" continha notícias sobre a presença de cidadãos sauditas entre os membros do braço iraquiano da rede terrorista Al Qaeda, a situação dos trabalhadores estrangeiros no reino e a alta no preço de alguns produtos.

As mesmas fontes se queixaram que a edição saudita do periódico, lançada em 2005, tenha que ser aprovada diariamente pelo departamento de censura antes de ser distribuída.

O "Hayat", que é editado em Londres, foi fundado em 1946 pelo libanês Kamel Morweh, e é desde o início da última década propriedade do vice-ministro da Defesa saudita, príncipe Khaled bin Sultan bin Abdul Aziz.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca