Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2007 - 10h38

Presidente russo assina convocação para eleições legislativas

Publicidade

da Efe, em Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou o decreto de convocação das eleições à Duma do Estado, câmara baixa do Parlamento, para 2 de dezembro, comunicou o serviço de imprensa do Kremlin.

A data de realização do pleito parlamentar já era conhecida, pois os prazos em que deve acontecer estão contemplados na Constituição da Rússia.

No entanto, formalmente a campanha eleitoral não começa até a publicação do decreto presidencial com a convocação das eleições.

Pela primeira vez na história da Rússia pós-soviética, os 450 deputados da Duma serão escolhidos por listas de partidos, que para aceder à divisão proporcional de cadeiras terão de obter mais de 7% dos votos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia, Vladimir Churov, participarão das eleições de dezembro entre 10 e 12 partidos políticos.

As inovações na lei eleitoral não foram bem recebidas pela oposição liberal, que considera que foram adotadas com o propósito de impedir-lhe o acesso à Duma e fortalecer ainda mais as posições dominantes do oficialismo.

O ex-primeiro-ministro Mikhail Kasianov, possível candidato nas presidenciais de março de 2008 pela coalizão opositora "A Outra Rússia" --integrada por forças liberais e de esquerda--, pediu o boicote às eleições legislativas.

Segundo Kasianov, as emendas à lei eleitoral transformam o pleito de dezembro em uma "imitação de processo democrático".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página