Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2001 - 18h16

Taleban diz ter conseguido frustrar ação dos EUA pela primeira vez

Publicidade

FÁBIO PORTELA
da Folha Online

O Taleban anunciou hoje que conseguiu frustrar uma missão do Exército norte-americano em território afegão. O Pentágono ainda não se pronunciou, mas se a informação for confirmada será a primeira ação militar não cumprida desde o início da ofensiva, em 7 de outubro.

Segundo o embaixador taleban no Paquistão, Abdul Salam Zaeef, soldados da milícia islâmica expulsaram homens do Exército dos EUA que estavam a bordo de quatro helicópteros e tentavam desembarcar em solo afegão.

Soldados norte-americanos teriam recebido a missão de tentar socorrer um opositor do regime Taleban, que entrou clandestinamente na região sul do país e tentava organizar um levante popular contra o Taleban.

O Taleban teria recebido informações sobre a presença do opositor Hamid Karzai, um conhecido líder tribal afegão, e decidiram realizar um ataque contra o local onde ele se escondia junto com seus partidários, na província de Samangan.

Durante o ataque, que deixou pelo menos quatro dos homens que estavam com Karzai mortos, os helicópteros dos EUA tentaram realizaram uma operação de resgate, mas falharam porque foram recebidos a bala pelos soldados do taleban.

Segundo informou o embaixador do Taleban no Paquistão, não hoube baixas entre os americanos, mas os helicópteros tiveram quevse retirar do local e retornar à suas bases sem completar a missão.

Amigo do rei

O líder tribal Hamid Karzai é um conhecido defensor do rei deposto do Afeganistão, Zahir Shah. Ele conseguiu escapar das forças Talenbans e provavelmente está escondido nas montanhas centrais da província de Uruzgan.

Karzai estava em uma missão similar ao do comandante Abdul Haq, capturado e executado na semana passada: tentava convencer a população do sul do Afeganistão a romper com o Taleban, a exemplo do que faz a Aliança do Norte no outro extremo do país.

  • Com agências internacionais

    Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página