Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2007 - 13h04

Terremoto de 8,2 graus mata ao menos sete na Indonésia

Publicidade

da Folha Online

Ao menos sete pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas após um terremoto de 8,2 graus na escala Richter que atingiu o sul da ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira.

"Na praia de Panjang, na Província de Bengkulu, seis pessoas morreram, enquanto outra morreu na localidade de Jangka Panjang", afirmou Felix Valentino, chefe do Departamento Social local, ao site local Detiknews.

Segundo ele, vários feridos foram levados aos hospitais na cidade de Bengkulu, mas o número de vítimas pode ser maior, já que muitos ainda não puderam ser retirados.

Arte Folha Online

A falta de eletricidade e de serviços de telefonia na região de Bengkulu dificultam os trabalhos de resgate e a divulgação de informações procedentes da área.

Segundo a TV local, o terremoto também causou o desabamento de vários edifícios.

O centro do terremoto --que ocorreu às 18h10 (8h10 de Brasília)-- se localizou a 15,6 km subterrâneos na região sul da ilha de Sumatra, segundo os meteorologistas. O epicentro do tremor se localizou 105 quilômetros a sudoeste da Província de Bengkulu, em Sumatra.

Moradores de Bengkulu disseram que o tremor causou pânico, e que uma multidão saiu para as ruas. O terremoto foi sentido na capital indonésia, Jacarta, onde centenas de funcionários deixaram prédios de escritórios depois que os edifícios foram balançados.

Réplicas

Uma segunda réplica, com 5,7 graus de magnitude na escala Richter, foi registrada no litoral da ilha de Sumatra duas horas depois do tremor de 8,2 graus, que gerou alerta de tsunami, e após outro abalo de 5,2 graus.

O epicentro da nova réplica, que ocorreu às 20h02 (10h02 de Brasília), se deu a 35 quilômetros de profundidade e cerca de 250 quilômetros ao sul sudeste da cidade de Padang, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, é vulnerável a terremotos porque fica localizada na região do chamado "Cinturão de Fogo" do Pacífico, área de ponto de encontro das placas tectônicas oceânicas, que é causa de uma forte atividade sísmica e vulcânica na região.

Tsunami

O terremoto causou a formação de um tsunami de pequeno porte na cidade de Padang e alertas de tsunami para a região do Oceano Índico. Não há informações sobre vítimas.

Uma onda de mais de três metros atingiu Padang cerca de 20 minutos após o terremoto. Vários prédios ficaram danificados, e uma loja de carros desabou, segundo a imprensa local.

O Instituto Meteorológico da Indonésia suspendeu o alerta de tsunami cerca de duas horas após o terremoto, dizendo que não há mais o risco de formação de uma onda gigante.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus na escala Richter causou a formação de um tsunami que matou mais de 131 mil pessoas na Província de Aceh, na Indonésia.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página