Mundo
12/09/2007 - 16h54

Italianos fazem "greve do macarrão" em protesto contra preços

Publicidade

da Associated Press, em Milão

Na Itália, as massas vão sofrer um aumento de 20% em seus preços, por isso grupos de direitos do consumidor decidiram estabelecer uma greve inusitada --o dia sem massa. No entanto, a manifestação não inclui uma privação de comer espaguete, fettuccine e demais massas, mas sim de comprá-las.

O protesto deve acontecer nesta quinta-feira, mas produtores afirmam que ele não atingirá a razão do aumento dos preços, ao que creditam a uma alta global no custo do trigo.

As massas fazem parte da identidade nacional da Itália. Nas famílias italianas é comum a discussão sobre qual formato de massa combina melhor com qual tipo de molho. O consumo médio de massas por italiano é de cerca de 28 kg ao ano.

"Não há um prato que custe menos", disse Furio Bragagnolo, vice-presidente da Associação dos Produtores de Massa da Itália.

O preço do trigo aumentou devido à maior demanda internacional, liderada pelos biocombustíveis, segundo Francesco Bertolini, economista da Universidade Bocconi em Milão, no norte da Itália.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que o estoque de trigo é o menor em 33 anos.

A Itália importa cerca de metade de seu trigo de mercados como Estados Unidos, Canadá e Ucrânia.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca