Mundo
12/09/2007 - 19h33

Oitava tempestade tropical da temporada se forma no golfo do México

Publicidade

da Efe, em Miami

A oitava tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico Norte se formou nesta quarta-feira, no golfo do México, e ameaça os estados americanos do Texas e da Louisiana, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

Esta noite, a tempestade Humberto, com ventos máximos de 75 km/h, cruzará a costa do Estado americano do Texas. Por isso, foi emitido um aviso de tempestade tropical de porto O'Connor até Cameron, no Estado americano da Louisiana.

O Humberto se desloca na direção norte a 9 km/h, e deve levar fortes chuvas ao litoral do Texas e ao extremo sudoeste da Louisiana, deixando o mar perigoso.

O NHC também informou que uma depressão tropical foi localizada no leste das Antilhas Menores, com ventos máximos sustentados de 55 km/h e com rajadas mais fortes. O fenômeno deve ganhar força nas próximas 24 horas.

A depressão poderia se transformar em tempestade na noite de hoje. Ela se desloca na direção oeste-noroeste, a cerca de 19 km/h e, segundo as projeções do NHC, deve manter esta trajetória.

Nesta temporada, que começou em 1º de junho e acaba 30 de novembro, oito tempestades tropicais se formaram, incluindo Humberto. Duas delas, Dean e Félix, transformaram-se em furacões de categoria 5, a maior na escala de intensidade Saffir-Simpson.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca