Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2007 - 16h56

Fidel Castro publica artigo sobre invasão do Iraque

Publicidade

da Ansa, em Havana

O presidente de Cuba, Fidel Castro, 81, publicou nesta sexta-feira um artigo sobre a invasão do Iraque, intitulado "Um argumento a mais para a ONU [Organização das Nações Unidas]".

O presidente está há 14 meses afastado do governo após delegar interinamente o poder ao seu irmão Raúl devido a uma hemorragia intestinal que o levou a sofrer várias cirurgias.

"Enquanto trabalho com o famoso livro de [Alan] Greenspan, leio um artigo publicado no 'El País', veículo espanhol de imprensa com mais de 500 mil exemplares, que desejo transmitir aos leitores", diz Fidel no início de seu comunicado, que reproduz o artigo do jornalista Ernesto Ekaizer.

O artigo se concentra nos dias anteriores à invasão do Iraque, com as negociações entre o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o então primeiro-ministro espanhol José María Aznar e o relatório sobre as armas de destruição em massa atribuídas ao Iraque.

A última aparição em público do presidente cubano aconteceu em 26 de julho de 2006 e desde então o líder revolucionário só é visto em fotografias e vídeos. Uma pausa de quatro meses na divulgação de seus vídeos gerou rumores de que sua saúde teria piorado e até mesmo de que o presidente teria morrido.

Os boatos só foram interrompidos com a divulgação de seu último vídeo, no dia 21 de setembro, no qual Fidel falou de temas da atualidade e do livro "A Era da Turbulência", do ex-presidente do Banco Central norte-americano Alan Greenspan.

No dia seguinte, Fidel teve um encontro de quase duas horas com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no qual foi fotografado em pé vestindo roupas esportivas.

Em suas aparições na mídia, o presidente cubano, que delegou o Poder Executivo provisoriamente a seu irmão Raúl Castro e começou a escrever em março suas reflexões, evita mencionar seu retorno ao poder.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página