Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2007 - 15h43

Raúl Castro preside ato em memória de Che Guevara

Publicidade

da Ansa, em Santa Clara (Cuba)

O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, preside nesta segunda-feira o principal ato em memória ao 40º aniversário da morte de Ernesto Che Guevara, que é realizado na cidade de Santa Clara, onde estão os restos do guerrilheiro argentino desde 1997.

A viúva de Che, Aleida March, e três dos quatro filhos que teve com ele --Aleida, Ernesto e Célia-- participam da homenagem na cidade que foi cenário da principal batalha de Che Guevara, em 1958, durante a Revolução Cubana.

No entanto, a grande ausência do dia de comemorações foi Fidel Castro, que dedicou hoje uma reflexão a seu antigo camarada divulgada pelo jornal Granma na qual prestou tributo a Che e o classificou como um excepcional combatente e um semeador de consciências.

Cerca de 10 mil moradores de Santa Clara estão concentrados na praça da cidade, onde ocorre o ato do qual participam os Comandantes da Revolução, Ramiro Valdés, Guillermo Frias e o vice-presidente Ramón Machado Ventura, entre outras autoridades do governo e do partido.

A praça e o Complexo de Esculturas Ernesto Che Guevara guardam os restos mortais do guerrilheiro e outros companheiros de luta desde 1997.

Nascido na Argentina em 1928, Che é em Cuba o paradigma do revolucionário e sua imagem usando a boina com a estrela solitária é uma das duas --com o herói nacional José Martí-- que está por todos os lados da Plaza de la Revolución.

Em 1966, Che entrou clandestinamente na Bolívia com o intuito de fazer o que chamava de revolução continental, mas foi capturado pelo Exército em 8 de outubro de 1967 e assassinado no dia seguinte no povoado de La Higuera, pelo sargento Mario Terán.

Cuba e Bolívia lideram as homenagens que também acontecem em vários países da América Latina em homenagem ao guerrilheiro argentino.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página