Ban Ki-moon pede que Junta Militar de Mianmar aceite democratizar o país
da Efe
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu "com firmeza" à Junta Militar de Mianmar que aceite iniciar um processo de democratização completo de seu sistema político.
Num encontro com jornalistas, Ban reiterou hoje que a violenta resposta do Junta Militar de Mianmar aos recentes protestos pacíficos de seus cidadãos foi repugnante e inaceitável.
"As autoridades de Mianmar devem pensar no futuro de seu país e de sua população, e respeitar os desejos da comunidade internacional", declarou o secretário-geral.
Ban respondeu com este comentário às últimas declarações da Junta Militar de que os protestos internacionais não comprometeram seu sistema político.
Um editorial publicado hoje na capa do jornal oficial birmanês, o "The New Light of Mianmar", diz que não há motivos para mudanças de rumo.
O artigo condena a declaração aprovada recentemente pelo Conselho de Segurança da ONU, que deplora com firmeza as ações do governo de Yangun.
A opinião dos 15 membros do Conselho de Segurança "não supõe nenhum motivo de preocupação", diz a publicação, que acrescenta que nada justifica as medidas adotadas contra o país, já que "a situação em Mianmar não constitui ameaça alguma à paz e à segurança regional e internacional".
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
Especial

