Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2007 - 16h12

Irã diz que renúncia de Larijani não muda negociação com a UE

Publicidade

da Efe, em Teerã

O Irã afirmou que a renúncia de seu principal negociador nuclear, Ali Larijani, não representa nenhuma mudança na política atômica de Teerã ou nas datas da negociação sobre a questão com a UE (União Européia).

Segundo um porta-voz oficial iraniano, um substituto será nomeado nas próximas horas para que possa representar o país nas negociações da terça-feira (23), em Roma, com o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana.

"As conversas acontecerão na terça-feira, como o previsto, e, de hoje para amanhã, saberemos quem negociará com a Europa", disse Rahman Fazli, vice-secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional (CSSN), que era presidido por Larijani.

Em entrevista coletiva em Teerã, o porta-voz do Governo iraniano, Gholam Hossein Ilham, tinha confirmado a renúncia de Larijani e dito que a mesma não representava nenhuma mudança na política nuclear iraniana.

Ilham disse ainda que o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, estuda a nomeação de um substituto, e não descarta que Larijani participe da reunião com Solana juntamente com o novo secretário do CSSN.

Saída anunciada

O porta-voz iraniano não se referiu aos motivos da decisão de Larijani, considerado a segunda figura mais importante do Governo de Teerã. Mas revelou que o ex-negociador tinha apresentado sua renúncia várias vezes nos últimos meses, e que "o presidente acabou aceitando-a".

A agência "Mehr", que cita "fontes próximas ao Governo", destacou que o Executivo de Ahmadinejad "deve aproveitar ao máximo a personalidade influente e a experiência de Larijani no âmbito da política externa do país".

"Larijani, como representante do líder supremo no CSSN, deve continuar de vez no Conselho e ter influência sobre as negociações em relação ao caso nuclear iraniano", disseram as fontes, segundo a "Mehr".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página