Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2007 - 20h01

Ao menos dez morrem em plataforma de petróleo no México

Publicidade

da Folha Online

Ao menos dez trabalhadores morreram depois de um vazamento de gás que obrigou a retirada dos funcionários de uma plataforma da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) no golfo de México (leste), informou a companhia nesta quarta-feira, sem especificar a causa das mortes.

"A Petróleos Mexicanos comunica o falecimento de dez trabalhadores (...) tanto próprios como de companhias de serviço a bordo da plataforma Usumacinta", divulgou a Pemex.
A empresa informou também que, dos 81 funcionários (entre empregados da Pemex e terceirizados), 58 foram resgatados, além de cinco marinheiros que participavam do salvamento.

A Pemex não disse o que aconteceu com as outras 18 pessoas, entre trabalhadores e marinheiros, que ainda não foram resgatadas.

O acidente aconteceu na noite desta quarta-feira. Os fortes ventos e ondas provocaram o choque da plataforma contra um conjunto de válvulas.

"Como conseqüência das rajadas de vento de até 130 km/h e das ondas de seis a oito metros de altura, a plataforma de perfuração Usumacinta golpeou a árvore de válvulas do poço Kab-101".

"As condições meteorológicas na área tornaram impossível chegar ao barco de emergência, que já foi localizado, e no qual acreditamos que possam estar homens que trabalhavam nas plataformas", explicou a empresa petroleira.

Por sua vez, Jorge Hurtado, governador do estado de Campeche, onde ocorreu o acidente, disse que o episódio chegou a provocar incêndios nas zonas de evacuação da plataforma.

Com France Presse

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página