Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2001 - 07h32

Delegados afegãos firmam acordo sobre transição política

Publicidade

da Folha Online

As delegações afegãs na conferência de Bonn (Alemanha) firmaram hoje um acordo histórico sobre a formação de governo interino que será encabeçado pelo líder pashtu Hamid Karzai, a partir de 22 de dezembro.

Depois de negociar durante toda a noite, os quatro chefes de delegação assinaram o acordo num hotel isolado nos arredores de Bonn, horas antes do início de uma conferência em Berlim sobre ajuda humanitária ao Afeganistão.

O acordo, patrocinado pela ONU (Organização das Nações Unidas), foi alcançado depois de nove dias de negociação. Os líderes das quatro delegações que participaram na conferência firmaram o documento, na presença do representante especial da ONU para o Afeganistão, Lajdar Brahimi, do chanceler alemão Gerhard Schroeder, e do ministro das Relações Exteriores, Joschka Fischer.

O novo governo terá 29 membros, refletindo a diversidade étnica do Afeganistão, e terá a duração de seis meses, até que seja realizada a Loya Jirga, uma grande assembléia tradicional.

O ex-rei Zahir Shah terá papel simbólico na inauguração da Loya Jirga, que deve definir uma administração definitiva.

Pelo acordo assinado na quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai mandar forças de paz para garantir a segurança da capital afegão, Cabul.

  • Com agências internacionais

    Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página