Mundo
07/11/2007 - 07h16

Termina operação de menina com quatro pernas e quatro braços; veja vídeo

Publicidade

da Efe, em Nova Déli

A operação da menina Lakshmi Tatma, 2, que nasceu com quatro pernas e quatro braços, terminou hoje com sucesso no sul da Índia, depois de 27 horas de trabalho dos médicos, informou a agência indiana "PTI". Veja o vídeo.

"Lakshmi está bem e sua situação é estável", declarou à agência a coordenadora-chefe do Hospital Sparsh, em Bangalore, Mamata Patil.

A operação foi conduzida por uma equipe de 36 cirurgiões. Eles manterão agora uma observação de 48 a 72 horas. A menina descansa com ventilação assistida na unidade de terapia intensiva.

A equipe conseguiu separar a espinha dorsal que Lakshmi compartilhava com o corpo de sua irmã gêmea, que não se desenvolveu corretamente.

A operação começou na terça-feira. Foi um processo no qual os cirurgiões tiveram que retirar os braços, pernas e rins da gêmea e reconstruir a pélvis da menina.

"Conseguimos separar os ossos que cobrem a espinha dorsal e separar Lakshmi da sua gêmea parasita no nível ósseo", declarou à emissora "IBN" o neurocirurgião Thimappa Hegde.

A menina nasceu numa família muito pobre, no distrito de Araria, perto da fronteira com o Nepal. Muitos aldeões acharam que ela era uma reencarnação da deusa Lakshmi, que tem quatro braços.

"Todos começaram a rezar para minha filha. E nós também", declarou seu pai, Shambhu.

Mas ele logo se deu conta de que a criança precisava de atendimento médico urgente. Os médicos acreditam que, sem a cirurgia, Lakshmi não superaria a adolescência.

A operação tem um custo calculado de 250 mil rúpias (US$ 6.400). Mas o hospital decidiu não cobrar nada.

"Por favor, rezem para que seja um sucesso", declarou a mãe de Lakshmi, Poonam, pouco antes de a sua filha entrar na sala de cirurgia. Os pais esperam agora que sua filha possa desenvolver uma vida normal.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca