Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2001 - 04h11

Novo presidente do Afeganistão vê guerra como prioridade

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Hamid Karzai, 44, o chefe tribal pashtu que governará o Afeganistão nos próximos seis meses, considera prioridade a tomada de Candahar, último bastião do Taleban, segundo seu irmão e porta-voz, Ahmad Karzai. Ele comanda seus guerreiros na batalha contra a milícia.

À BBC, Hamid expressou confiança no apoio dos afegãos ao acordo de Bonn.
Indagado se se preocupava com o fato de que no governo há três ministros da Aliança do Norte, disse que eles foram escolhidos por representantes dos afegãos e levam em conta sua vontade.

Hamid Karzai é chefe da tribo pashtu Popolzai, nos arredores de Candahar, e descendente de uma família real. Foi ministro chanceler (1992-94) no governo de Burhanuddin Rabbani.

Representante oficial do ex-rei Mohamed Zahir Shah, Karzai define-se como um muçulmano moderado. Ganhou na luta contra a URSS nos anos 80 o prestígio político que já tiveram o pai e o avô, Abdul Ahad Karzai, ex-presidente do Conselho Nacional no reinado de Zahir.

Inicialmente, apoiou a chegada ao poder do Taleban, mas mudou de opinião quando soube que a milícia recebia apoio dos serviços secretos do Paquistão. Exilou-se nesse país vizinho.

Suas convicções monárquicas têm razão histórica, já que quase todos os reis afegãos desde o século 18 foram do clã Popolzai.



Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página