Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2007 - 05h00

Delegados de 20 países latino-americanos criam Ameripol

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

Delegados de 20 países da América Latina e do Caribe formalizaram nesta quarta-feira (14), em Bogotá, a criação da Ameripol, a polícia regional que terá como prioridade o combate ao tráfico internacional de drogas, informaram as autoridades colombianas.

Os representantes aprovaram o estatuto da Ameripol (Comunidade de Polícias da América), que determina que o Chile exerça sua presidência durante o primeiro período de dois anos, revelou a polícia colombiana.

Um dos primeiros objetivos da nova polícia é "criar um mecanismo que permita, em tempo real, dar assistência técnica e científica e promover ações de prevenção e combate ao crime".

A Ameripol dará ênfase ao combate ao narcotráfico, mas também realizará operações contra o terrorismo, falsificação, lavagem de dinheiro e contrabando de armas e material radioativo, além de crimes de informática.

A convenção foi firmada por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Paraguai, Uruguai, Peru e República Dominicana.

Estados Unidos e Canadá darão apoio logístico à Ameripol nesta primeira etapa.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página