Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2007 - 07h01

Transporte público francês sofre quarto dia de greve

Publicidade

da Efe, em Paris

O transporte ferroviário e urbano na região de Paris ainda funciona com perturbações neste sábado (17), no quarto dia consecutivo da greve convocada pelos sindicatos contra a reforma do modelo de previdência dos trabalhadores do setor.

Em Paris devem funcionar 20% dos trens do metrô e 40% dos ônibus, segundo um porta-voz da companhia pública que administra a rede de transportes na cidade e na sua periferia.

No serviço ferroviário, a estatal SNCF prevê, na melhor das hipóteses, a circulação de 180 trens de alta velocidade, contra os 700 de um dia normal.

As outras linhas de longo percurso terão um funcionamento igualmente reduzido. Na região de Paris, as linhas funcionam no máximo com a terça parte da capacidade.

A greve começou nesta quarta-feira (14). A negociação entre governo e sindicatos não começou, por isso o Executivo se reservou o direito de aplicar seu projeto de reforma, que afeta 500 mil trabalhadores, passando de 37,5 para 40 anos o tempo de contribuição para a aposentadoria integral.

O governo condiciona a abertura do diálogo a uma volta ao trabalho, o que os sindicatos não admitem.

As centrais estão inclinadas ao diálogo, mas as bases manifestaram em assembléias seu desejo de manter a greve.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página