Maioria descarta desculpas de rei espanhol a Chávez, diz enquete
da Folha Online
A maioria dos internautas que participaram da enquete realizada pela Folha Online diz que o rei espanhol, Juan Carlos 1º, não deve pedir desculpas ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, por tê-lo mandado calar a boca durante a 17ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, ocorrida em Santiago do Chile.
Dos mais de 28 mil votantes, 87% disseram acreditar que o monarca não deve pedir desculpas a Chávez, contra apenas 13% que defenderam um pedido oficial de desculpas.
Na semana passada, Chávez afirmou que Juan Carlos 1º, deveria pedir desculpas à Venezuela e à região ibero-americana para evitar a deterioração das relações entre países.
Durante a Cúpula Ibero-americana de Santiago do Chile, o rei espanhol mandou Chávez se calar calar, quando ele insistia em acusar o ex-chefe de governo da Espanha José María Aznar de ter apoiado um golpe de Estado na Venezuela, em abril de 2002.
Após a polêmica, Chávez afirmou que iria rever as relações comerciais com a Espanha.
Ao todo, a enquete teve participação de 28.023 internautas, sendo que 24.383 disseram ser contrários ao pedido de desculpas, contra 3.640 que defenderam tal atitude.
O resultado não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha Online.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Zapatero afirma que trabalha para recuperar clima de confiança com Venezuela
- Chávez insiste que rei da Espanha deve se desculpar
- Presidente da Comissão Européia critica atitude de Chávez
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial

